logo-uem
logo-projetotabagismo
logo-mudi

 

Fique sabendo tudo sobre como parar de fumar, dos benefícios, dos medos,

dos métodos à exercícios que irão te ajudar na luta contra o tabaco!

Mascote Tabagismo.

 

O Tratamento do Projeto Tabagismo da UEM

Hoje o Projeto Tabagismo conta com o tratamento aos usuários de tabaco de Maringá e região, nossa equipe passa a executar ações contínuas na prevenção, controle e apoio aos usuários que pretendem parar de fumar, bem como o incentivo a prática de atividades físicas.

O Projeto Tabagismo: Tratamento e Acompanhamento de Usuários de Tabaco de Maringá e Região segue a metodologia padronizado pelo INCA. Desta forma após o contato inicial, os pacientes são submetidos à triagem para estruturação de um prontuário com os dados dos pacientes, tais como: perfil tabágico, psicológico, presença de comorbidades, grau de dependência a nicotina, motivação e preparação para a tarefa de parar de fumar, além da solicitação da avaliação radiológica (radiografia do tórax). Após a triagem os pacientes são divididos de acordo com o período de tratamento (matutino ou noturno) escolhido por eles formando grupos de, em média, 15 pacientes. Os encontros são realizados no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Bloco O33-UEM) com duração de aproximadamente uma hora e meia, que consiste de 4 sessões estruturadas; com os temas: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde, os primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e benefícios obtidos após parar de fumar, além de 3 sessões de manutenção, caso o paciente não obtenha sucesso na cessação do tabagismo, ele poderá participar de outras sessões.

As mudanças são incentivadas por meio da interação em grupo e conta sempre com a disponibilidade de dois profissionais da saúde para mediarem às sessões, sendo eles psicólogos previamente capacitados. A forma de como prosseguir as reuniões estão contidas em um manual, que é disponibilizado tanto ao coordenador como ao participante. É importante que quatro etapas sejam seguidas em cada sessão. O primeiro passo a ser seguido é a atenção individual, seguido por estratégias e informações, revisão e discussão e tarefas, com tempos predeterminados para o cumprimento de cada uma.

                              livre de cigarro

A atenção individual deve conter a troca de experiências através de perguntas para que haja discussões e para que possíveis dúvidas sejam sanadas. As estratégias e informações consistem em apresentar materiais de esclarecimento. A revisão e discussão é a fase em que está aberta a discussão entre os participantes sobre o conteúdo que foi explicitado na etapa anterior. A ultima fase é direcionada a tarefas, que incluem ler o manual do participante referente à sessão que acabaram de participar e salientar os objetivos que cada um estabeleceu para si na busca para parar de fumar.

A atenção individual deve conter a troca de experiências através de perguntas para que haja discussões e para que possíveis dúvidas sejam sanadas. As estratégias e informações consistem em apresentar materiais de esclarecimento. A revisão e discussão é a fase em que está aberta a discussão entre os participantes sobre o conteúdo que foi explicitado na etapa anterior. A ultima fase é direcionada a tarefas, que incluem ler o manual do participante referente à sessão que acabaram de participar e salientar os objetivos que cada um estabeleceu para si na busca para parar de fumar.

Para participar das reuniões o fumante deve entrar em contato com Ambulatório da UEM pelo telefone (44) 3261-4266 e fazer seu cadastro

      

 

                                         medico e cigarro                                                                                 

 

Em uma Matéria do Caderno de Extensão da UEM o ex-fumante Wanderley C. de Souza responde: Gostaria que o senhor contasse um pouco de sua experiência no projeto? Quando comecei a participar do curso para parar de fumar eu já não tinha mais vontade de largar o cigarro, porém, a quantidade que eu fumava por dia naquele momento era absurda, noventa cigarros por dia ou quatro carteiras e meia por dia e as vezes até mais. Amparado pelos profissionais do curso, foi nascendo em mim uma vontade louca de parar de fumar e então resolvi fazer a experiência de ficar o máximo possível em um dia sem o cigarro. A cada dia fui ampliando este prazo até deixar de vez o cigarro. Aos poucos comecei a sentir um sabor diferente nos alimentos, as minhas noites de sono se tornaram mais agradáveis e já comecei a andar dois quarteirões sem sentir cansaço. Reorganizei a minha vida e o meu tempo, e o estresse começou a desaparecer. Agora eu já tinha tempo para praticar algum esporte.

O programa tem por objetivo auxiliar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo subsídios para que através de seus próprios esforços consigam abandonar o vício.

 

DOS BENEFÍCIOS

O vício relacionado à nicotina é uma barreira difícil a ser superada, porém não impossível, pois ela é uma droga que afeta o sistema nervoso central em menos de minutos provocando uma dependência acentuada. Os primeiros dias são os mais desafiadores, mas as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.

Questão de Tempo Para o ex-fumante, o tempo gasto para que o seu risco de contrair alguma doença relacionada ao tabaco se iguale ao dos que nunca fumaram, varia de acordo com o número da anos que fumou e a quantidade de cigarros consumidos diariamente, mas em termos gerais temos o seguinte:

 

                                                            

 

Após 20 minutos: pressão arterial e pulso voltam ao normal; Após 2 horas: não há mais nicotina no seu sangue; Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza; Após 2 dias: seu olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar melhora; Após 3 semanas: sua respiração e circulação melhoram; Acidente Vascular Cerebral: risco igual ao não fumante após 5 anos; Doença Coronariana: risco reduzido à metade em um ano e igual após 5 anos; Câncer da cavidade oral: risco reduzido após 3 a anos; Câncer de esôfago: risco igualado após 15 anos; Câncer de pulmão: risco igualado após 20 anos; Câncer de pâncreas: risco igualado após 15 anos; Câncer de colo de útero: risco igualado imediatamente após para de fumar; Úlcera péptica: risco igualado em alguns anos; Baixo peso fetal ao nascer: risco igualado ao parar de fumar na gravidez ou no primeiro trimestre.

 

DOS MEDOS

A temida abstinência trás alguns sintomas desagradáveis, dentre eles, dor de cabeça, tonteira, alteração do sono, porém tendem a desaparecer em uma a duas semanas. A “fissura” ou vontade intensa de fumar, dura não mais que 5 minutos, e vai diminuindo a intensidade nos próximos eventos, que tendem a ser mais espaçados também.

A recaída é uma preocupação presente na vida fumante em tratamento, porém voltar a fumar após ter parado não deve ser encarado como um fracasso. É possível começar tudo novamente. Muitos fumantes pararam após várias tentativas.

O medo de engordar faz com que vários fumantes, principalmente mulheres não se arrisquem a parar, entretanto, é normal o ganho de peso, pelo fato de que seu paladar melhora. Busque não comer além do que é de costume.

Conheça os Mitos e Verdades Sobre o Cigarro

Cigarro eo o medo de engordar

 

 

OUTROS LOCAIS DE AJUDA 

Disque Pare de Fumar - Disk 136

Ambulatório UEM - Telefone (44) 3261-4266

Caps-ad - Telefone (44) 3901-1891

CISAM - Telefone (44) 3901-1710

UBS Pinheiros - Telefone (44) 3901-1914

UBS Tuiti - Telefone (44) 3901-1704

UBS Alvorada - Telefone (44) 3907-1828 / 3901-2030

UBS Ney Braga - Telefone (44) 3901-1882

UBS Quebec - Telefone (44) 3901-1884

UBS Zona Sul- Telefone (44) 3901-1857

UBS Cidade Alta - Telefone (44) 3901-1728

UBS São Silvestre - Telefone (44) 3901-1719

UBS Iguaçu - Telefone (44) 3901-1924

UBS Maringá Velho - Telefone (44) 3901-1713

UBS Iguatemi - Telefone (44) 3276-1144

UBS Grevilha III - Telefone (44) 3901-1725

UBS Operária - Telefone (44) 3901-1150

UBS Industrial - Telefone (44) 3901-1705

UBS Morangueira - Telefone (44) 3901-1722

UBS Vila Esperança - - Telefone (44) 3901-1743

Obs. UBS (Unidade Básica de Saúde)

 

Você deve saber:

maleficios do cigarro