HISTÓRIA DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL
A técnica de Meditação Transcendental (MT) foi levada aos Estados Unidos, em 1959, por Maharishi Mahesh Yogi. As pessoas começaram a praticar a MT e gostaram, depois comentaram com seus amigos, que também passaram a praticá-la e contaram a outros seus amigos, que, por sua vez, também iniciaram a prática. Os estudantes, em especial, perceberam o valor da mensagem de Maharishi: “O ser humano nasceu para desfrutar, criar e espalhar felicidade”. No final dos anos 1960, centenas de milhares de pessoas já praticavam a técnica, a maioria por recomendação de amigos.
Mais adiante, em 1970, nos Estados Unidos, o Dr. Robert Keith Wallace deu início a uma pesquisa científica sobre os benefícios da MT na mente e no corpo. Em seus primeiros experimentos, descobriu que durante a prática a taxa metabólica é reduzida em 16% nos primeiros minutos. Durante o sono essa redução é de apenas cerca de 12% durante um período de muitas horas. Em outras palavras, a técnica de MT promove rapidamente um estado de relaxamento muito mais profundo do que aquele produzido pelo sono. Essas constatações mostraram-se ainda mais excepcionais quando se considera que a mente continua alerta e desperta durante o relaxamento, e que não há perda de consciência como acontece quando se está dormindo. O Dr. Wallace chamou esse estado ímpar de funcionamento do corpo e da mente como “repouso em alerta”.
Cientistas de todo o mundo passaram a pesquisar os efeitos da MT. Os resultados de tais estudos, apresentados em dezenas de publicações científicas e veiculados em centenas de jornais e revistas, foram responsáveis pelo crescente interesse pelo programa de MT ao longo dos últimos anos. Essas pesquisas apresentam a possibilidade de uma existência com maior clareza mental, melhor saúde, ausência de tensão, ansiedade e estresse. O programa de MT transforma a qualidade de vida das pessoas, que deixam de lado a penúria, o vazio e o sofrimento, passando a gozar de abundância, plenitude e felicidade.
O QUE É MEDITAÇÃO TRASCENDENTAL?
A Meditação Transcendental é uma técnica mental muito simples e natural que se pratica confortavelmente sentado com os olhos fechados por 15’ a 20’ duas vezes ao dia. Durante este período, a mente experimenta niveis mais aquietados da sua própria atividade até que atinge o nível de máxima paz e silêncio interior plenamente acordado, a fonte do pensamento. Simultaneamente, o corpo experimenta um estado de profundo relaxamento que tem o efeito de dissolver o estresse do sistema nervoso. É um estado único de “alerta em descanso” (Wallace K., Science 167:1751-1754, 1970). A sua prática é independente da idade, religião, nivel social ou cultural e de ideología.